Não muito tempo atrás, eu cobria como perder gordura . A questão é que há um segundo tópico importante que sempre precisa ser abordado junto com ele. E isso é: como perder gordura sem perder músculo .
Espere o que?!?!?! Eu apenas insinuei que você pode perder sua massa muscular magra bastante suada enquanto apenas tenta perder sua gordura corporal feia? Sim, eu tenho certeza. Aconteceu comigo e inúmeras outras vezes, e isso pode definitivamente acontecer com você.
Para entender por que e como isso é possível e (mais importante) como evitar que isso aconteça, primeiro você precisa entender um fato importante…
As pessoas costumam dizer que querem perder peso . Esta é uma espécie de declaração estúpida, porque “peso” pode ser algumas coisas diferentes. Por exemplo, água, glicogênio, músculo ou gordura. Inferno, você pode cortar uma perna e perderá “peso” muito bem.
Na realidade, porém, o que a maioria de nós quer perder é gordura, NÃO músculo.
Agora, apesar de algumas das coisas loucas que você pode ter ouvido antes sobre como perder gordura, a verdade é que há apenas um requisito importante … um déficit calórico.
Como já expliquei 1000 vezes antes, um déficit calórico é o que acontece quando você consome menos calorias do que seu corpo precisa para queimar energia, realizando todas as tarefas necessárias ao longo do dia (mover, respirar, bombear sangue , digerir alimentos, etc.).
Quando esse déficit calórico está presente, seu corpo é forçado a encontrar alguma fonte alternativa de energia em seu corpo para queimar. Idealmente, isso só seria sua gordura corporal armazenada feia. No entanto, também pode ser o seu tecido muscular muito magro .
Claro, você pode querer que seu corpo apenas queime a gordura corporal e não o músculo, mas seu corpo realmente não dá a mínima para o que você quer. Só sabe que, para sobreviver e funcionar sob as condições atuais, precisará extrair energia armazenada de algum lugar. E isso pode significar gordura, músculo ou uma combinação de ambos.