Uncategorized

Matrícula Escolar 2021: Como Funciona no Estado de São Paulo?

login / agosto 11, 2020

Todo início de anos os moradores do estado de São Paulo precisam se preparar para realizar a matrícula escolar de seus filhos ou crianças da família, isso acontece porque é necessário garantir a vaga o quanto antes em instituições concorridas.

A matrícula sp 2021 é realizada primeira por meio da pré inscrição, posteriormente com a divulgação dos resultados, os responsáveis devem ir até a escola para levar os documentos físicos.

Essa prévia consegue facilitar o processo e adiantar muito da burocracia já existente, dessa maneira, basta se informar melhor aqui sobre o assunto e ficar por dentro.

Matrícula SP 2021: Como Funciona?

Matrícula SP 2021: Como Funciona?

O procedimento de matrícula é dividido em duas partes, como já dito anteriormente: a pré matrícula e também a efetivação da matrícula. A primeira é feita completamente online, já a segunda é feita de forma presencial, dessa forma, é preciso cumprir as duas, caso contrário, o aluno corre o risco altíssimo de perder a vaga.

A pré matrícula é um passo tecnológico para muitas pessoas, visto que assim não é necessário que os responsáveis fiquem horas na fila de espera para conseguir uma vaga, só é preciso se inscrever de forma online e assim aguardar a confirmação da mesma. 

Depois disso, o processo fica muito mais simples, basta ir até a instituição selecionada e pronto, levando consigo os documentos solicitados pela mesma.

O procedimento de matrícula online é feito diretamente no portal da Secretaria Escolar Digital, o passo a passo é fácil: basta entrar no portal da SESP, clicar em matrícula e então preencher a ficha com demais dados.

É preciso preencher corretamente todos os dados, do contrário, há grandes chances de que o aluno não consiga reservar a vaga. Os documentos comumente pedidos são:

  • RG do pai/mãe ou responsável (para menores de 18 anos), 
  • CPF do pai/mãe ou responsável (para menores de 18 anos), 
  • RG do aluno (se tiver), CPF do aluno (se tiver), 
  • Comprovante de residência (com o mesmo CEP fornecido na hora da inscrição online), 
  • Certidão de nascimento do aluno ou de casamento (se for o caso), 
  • 2 fotos 3×4 recentes, 
  • Histórico Escolar (pode ser retirado na secretaria da antiga escola).

Se o aluno é novo na escola, não será necessário apresentar o histórico escolar.

As pessoas que podem realizar a matrícula escolar online são aquelas que pretendem estudar em uma escola municipal na cidade de São Paulo.

Porém, é necessário lembrar que ele precisa se encaixar nas seguintes situações:

  • Transferências entre escolas municipais; 
  • Transferência entre uma escola estadual para municipal; 
  • Transferência entre uma escola particular para uma municipal; 
  • Alunos que começarão a vida escolar; 
  • Alunos que desejam retornar aos estudos no EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Assim, fica muito mais fácil se organizar para esse procedimento burocrático, o aluno ou os responsáveis só precisam ficar por dentro de como funciona o processo, ter toda a documentação fácil e pronto, basta se dirigir até o colégio de ensino e levar tudo o que for necessário. Não deixe de saber sempre mais quanto o assunto são vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *