Há 20 clubes do Brasileirão . Durante o decorrer de uma temporada (maio a dezembro) de cada clube joga os outros duas vezes (um duplo sistema de round-robin ), uma vez em seu estádio e uma vez de seus adversários, para um total de 38 jogos. As equipes têm três pontos por uma vitória e um ponto por empate. Não serão atribuídos pontos para uma perda. Os equipamentos são classificados de acordo com o total de pontos, vitórias, saldo de gols e gols marcados. Ao final de cada temporada, o clube com mais pontos é o campeão coroado. Se os pontos são iguais entre dois ou mais clubes, as regras são:
Se o empate entre mais de dois clubes não disputam o título ou o declínio nacional, então o laço se rompe, com os jogos dos clubes jogaram um contra o outro:
- a) a maioria dos jogos ganhos
- b) diferença total meta
- c) o total de gols marcados
- d) Registro de cabeça a cabeça (com os gols marcados fora de regra , com efeito, se se tiver em conta apenas dois clubes) Se o empate ainda não está quebrado, o vencedor será determinado por Fair Play escalas.
- e) menor número de cartões amarelos
- f) menor número de cartões vermelhos
Se houver um empate para o campeonato, pela queda, ou para a qualificação de outras competições, as escalas de Fair Play não serão tidas em conta; um jogo de play-off em campo neutro decide escala. Caso contrário, um sorteio determinará a classificação final.
Um sistema de subidas e descidas existe entre o Brasil e a série b . Os quatro times mais baixo colocados no Brasileirão são rebaixados para a Série B , e os quatro melhores times da Série B promovidos ao Brasileirão .A partir de 2016 edição, os seis melhores clubes do Brasileirão qualificam para o próximo ano, a Copa Libertadores da américa . Os quatro melhores clubes entram diretamente na fase de grupos. O quinto e o sexto colocados clubes entra Libertadores na segunda rodada e devem ganhar 2 oitavos-de-final para entrar na fase de grupos.
Mata-mata vai voltar em 2020?
Clubes do Campeonato
Clubes brasileiros também podem se qualificar para a próxima fase de grupos da Taça Libertadores da américa ao vencer a Copa do Brasil ou uma competição continental, a Copa sul-americana ou a própria Copa Libertadores). Se a Copa do Brasil vencedores termina Brasileirão entre os seis primeiros, ou um clube brasileiro ganha a sul-americana e Brasileirão termina entre os seis primeiros, ou um clube brasileiro ganhar a Libertadores e o Brasileirão termina entre os seis primeiros, os pontos Libertadores restantes passam para a próxima melhor acabadoras colocados no Brasileirão. Portanto, é possível que o sétimo, oitavo e ao nono clube classificado para se qualificar para a Copa Libertadores primeira rodada.
Também a partir de 2016 edição, clubes de sétimo para décimo segundo lugar no Brasileirão se qualificar para o próximo ano, a Copa sul-americana . No entanto, como se explicou anteriormente, dependendo da Copa do Brasil, Copa Libertadores e da Copa sul-americana resultados, é possível que o XIII, XIV e até o clube décima quinta posição para se classificar para a Copa sul-americana. Portanto, Brasileirão pode qualificar-se, pelo menos, doze anos e até muito superiores a quinze clubes para as competições continentais em uma única temporada.